Main
A arte do cinema
A arte do cinema
Rudolf Arnheim
4.0
/
5.0
0 comments
Muito utilizado no campo das artes, o autor iniciou seu trabalho como redator de um jornal alemão de crítica artística, como colunista de cinema e fotografia. E foi dessa prática que reuniu exemplos do que havia de melhor no cinema do período mudo, para compilar uma teoria que explicasse os méritos dos grandes filmes clássicos.
Sua crítica se pauta na descoberta dos elementos de percepção da imagem, em que se diferencia um olhar a imagem do mundo, para a imagem do cinema. São seis tópicos que fornecem a grade teórica a partir da qual ele vai demonstrar os frutos mais ricos que a cinematografia extraiu da imagem em movimento.
Mas a obra aborda também, sob o rótulo de análise do conteúdo dos filmes, do som no cinema, e do cinema total, uma ampla crítica social da submissão da arte cinematográfica ao gosto burguês e das massas. O livro oferece um impecável registro histórico do momento em que o cinema sonoro mais precário serviu como ponta de lança da indústria cultural para promover um massacre contra a produção cinematográfica mais sofisticada dos anos de 1920 e 1930, pondo fim ao período de ouro do cinema mudo.
Entretanto, este livro não se destina somente a especialistas em cinema. Primeiro livro do hoje consagrado teórico, Cinema como arte é um clássico da teoria da imagem e contribui para o entendimento das características da produção audiovisual, numa linguagem clara, oferecendo instrumentos tanto para a crítica e a análise como também para o próprio processo de produção cinematográfica.
Comments of this book
There are no comments yet.