Main
Martin Heidegger e a Questão da Técnica: prospectos acerca do futuro do homem
Martin Heidegger e a Questão da Técnica: prospectos acerca do futuro do homem
Francisco Rüdiger
4.0
/
5.0
0 comments
Martin Heidegger se ocupou da técnica com uma originalidade pouco notada, que este livro procura evidenciar através de ampla e cuidadosa análise de seus principais escritos. Contestando as pretensões das filosofias da técnica de nosso tempo, argumenta-se em suas páginas que o pensador se debruçou sobre o que, antes, chamou de Questão da Técnica.
O principal gira pois em torno da tese de que, por meio de sua obra, pode-se ir além da simples oposição entre tecnófilos e tecnófobos, partidários e opositores do progresso tecnológico; mas também da atitude crítica com a qual se pretende fundar a técnica em princípios éticos e políticos humanistas.
Heidegger sustenta que não somos nem jamais seremos senhores da técnica, embora sejamos seus criadores; que ela se tornou um destino, embora não uma fatalidade; que apesar de vivermos sob seu comando, existe para alguns de nós, pelo menos, a possibilidade de estabelecer uma livre relação com a tecnologia.
A essência ou o sentido da técnica não é nada de técnico e, por isso, na técnica mesma, não há problema para o homem. O problema histórico e filosófico, se existe, está em seu sentido e este remete ao futuro do ser humano no ambito de nossa civilização.
Meditando sobre isso, poucos, se existem, foram tão longe em extremismo e contenção quanto Martin Heidegger.
Comments of this book
There are no comments yet.