Main
Psicoterapia pelo Encontro
Psicoterapia pelo Encontro
William C. Schutz
4.0
/
5.0
0 comments
PSICOTERAPIA
PELO ENCONTRO
William C. Schutz
"Encontro é um método de relacionamento humano baseado em abertura e honestidade, consciência de si mesmo, responsabilidade por si mesmo, percepção alerta do corpo, atenção aos sentimentos e ênfase no aqui e agora. Em geral, ele se desenvolve em ambiente de grupo. O Encontro é terapia se levarmos em conta sua função de remover bloqueios para melhor desempenho pessoal. O Encontro é educação e religião, enquanto procura criar condições que proporcionem exploração mais satisfatória de capacidades pessoais."
É assim que William C. Schutz conceitua o Encontro, como uma das técnicas atualmente mais empregadas em ambiente de grupo — inclusive em psicoterapia, onde surgiu, com os conhecidos e altamente difundidos trabalhos de Carl Rogers. Pela sua ampla aplicação e potencialidades no campo psicoterápico, o Encontro tem sido até mesmo considerado como a invenção social mais significativa deste século.
Como fenômeno social contemporâneo, o Encontro incorpora os vários movimentos de liberação na sociedade contemporânea por meio do movimento de auto-realização do potencial humano. Suplementa ainda a psicoterapia tradicional e antevê a criação de sínteses metodológicas aplicadas em múltiplos casos.
Possibilitando o reconhecimento da emergência de regras específicas de lide. rança e de integração social na aplicação da Filosofia do Encontro, este texto tem caráter introdutório e objetivos precípuos de divulgação. A introdução, e a análise deste método são feitas em linguagem bastante acessível e precisa, cuidando o autor particularmente de aspectos básicos, como o poder, a afetividade e a aceitação do líder nos grupos psicoterápicos.
O texto é aberto com a definição e o histórico do Encontro. A seguir focaliza seus princípios teóricos, suas bases fisiológicas e psicológicas. Trata ainda da teoria de desenvolvimento de grupo, do grupo de Encontro e da avaliação dos resultados. Finalmente, sintetiza as aplicações principais do Encontro.
NOTA SOBRE O AUTOR
WILLIAM C. SCHUTZ, doutor em Filosofia, foi professor e pesquisador nas Universidades de Harvard, de Chicago, e da Califórnia, em Berkeley, e na Escola de Medicina Albert Einstein. Além de Psicoterapia pelo Encontro, escreveu Firo, Joy e Here Comes Everybody.
APLICAÇÃO
Texto para as disciplinas PSICOTERAPIA, PSICOPATOLOGIA e PSICOLOGIA CLINICA dos cursos de Psicologia. Leitura relevante para profissionais que atuam nas diferentes formas de psicoterapia de grupo.
Comments of this book
There are no comments yet.