Main
Investimentos estrangeiros e empresas transnacionais no Brasil da década de 1990
Investimentos estrangeiros e empresas transnacionais no Brasil da década de 1990
Yduan de Oliveira May
4.0
/
5.0
0 comments
O tema deste trabalho é o investimento estrangeiro direto, mais especificamente a experiência brasileira dos investimentos realizados por empresas transnacionais na década de 1990.
A escolha do tema se deve à exaustiva repetição na mídia, em função do discurso liberalizante, que o Brasil é a terra das oportunidades, e que precisamos atrair investidores para melhor aproveitarmos nosso potencial.
E assim tem ocorrido no país, muitas vezes sem a devida cautela. O investimento estrangeiro direto ocorre mediante a instalação ou atuação das empresas transnacionais nos países.
O risco inerente é que elas buscam a integração de mercados, a desregulamentação e liberalização das economias nacionais para facilitação de suas metas, fugindo dos controles governamentais dos países receptores.
Atualmente, não nos parece o caminho mais adequado ao desenvolvimento brasileiro, e, portanto, para este estudo, formulamos como problema: são adequados os mecanismos brasileiros de promoção e retração de investimentos estrangeiros diretos realizados por empresas transnacionais?
Como hipótese de trabalho, supomos que eles não o são, por não assegurarem efetivamente o controle do Governo brasileiro e benefícios duradouros ao País.
Assim, traçamos como nosso objetivo geral a análise da adequação dos mecanismos brasileiros de promoção e retração dos investimentos estrangeiros diretos, tentando conceituar empresas transnacionais e investimentos estrangeiros diretos.
Estruturamos o trabalho em três partes. Na primeira, elencamos algumas variáveis elementares para a leitura, culminando na proposta de conceituação de empresas transnacionais. Na segunda parte, cuidamos dos investimentos estrangeiros diretos, conceito, sistemática e acordos bi(multi)laterais. Na terceira parte, tratamos do histórico dos investimentos estrangeiros diretos realizados por empresas transnacionais, bem como os aspectos constitucionais de controle de investimentos.
Comments of this book
There are no comments yet.