Main
Cultura da Reciclagem
Cultura da Reciclagem
Marcus Bastos
5.0
/
5.0
0 comments
A polifonia e a intertextualidade são procedimentos centrais da linguagem. Alguns reinvindicam, inclusive, que a literatura se dá apenas em função de mecanismos semelhantes. Mesmo que seja polêmico generalizar a afirmação, que surje num cenário bastante específico, não é impossível propor que os textos são sempre sobre outros textos. O processo de digitalização acentua a possibilidade de diálogos do tipo, e a amplia para o âmbito dos registros sonoro e visual da linguagem. As práticas de recortar e colar mudam radicalmente a consciência sobre os procedimentos de composição que, apesar de estarem sempre no cerne das linguagens, muitas vezes ficavam ocultos sob a pretensa rigidez de sua materialidade.
Cultura da Reciclagem é um ensaio que pretende investigar o tema em texto que explora os recursos gráficos disponíveis em softwares de edição de imagem e editoração eletrônica, transformando o scanner num sampler de livros e o computador numa ilha de edição que monta páginas ao invés de filmes. Partindo do tema do híbrido e do mestiço, em suas relações com uma
época em que o excesso de matéria sobre o solo do planeta faz da reciclagem uma prática crucial, o livro discute algumas da práticas de remix comuns na cultura contemporânea.
Comments of this book
There are no comments yet.