Main
Democracia e socialismo ; Carlos Nelson Coutinho em seu tempo
Democracia e socialismo ; Carlos Nelson Coutinho em seu tempo
Victor Neves
5.0
/
5.0
0 comments
"Este livro de Victor Neves é o primeiro estudo sistemático do conjunto da obra de Carlos Nelson Coutinho. Como o mostra Neves, Carlos Nelson nunca foi um intelectual de gabinete, ou um 'marxista acadêmico': sua ação e seu pensamento são inseparáveis de um compromisso político com a causa do proletariado e com a luta pelo socialismo. Muitos intelectuais brasileiros que se reclamavam do marxismo acabaram se reconciliando com o sistema, limitando suas ambições a 'melhorar' ou 'humanizar' o capitalismo e/ou o neoliberalismo, com a ajuda de doses homeopáticas de 'justiça social'. Como podemos ver lendo este livro, Carlos Nelson Coutinho é um personagem de outra fibra: sem ter medo de ir 'contra a corrente' – título de um de seus mais belos livros – sempre foi de uma coerência e de uma integridade sem falhas.
Se eu pudesse resumir em uma frase o que foi o papel de CNC no campo do marxismo brasileiro, diria o seguinte: ele foi não só um dos primeiros a estudar Gramsci no Brasil – bem antes da publicação, sob sua direção, das Obras Completas em português –, mas também alguém capaz de repensar, em termos gramscianos, a política brasileira. Mais importante ainda: Carlos Nelson foi o inventor – no sentido alquímico da palavra – do que se poderia chamar um marxismo democrático-socialista brasileiro, de inspiração gramsciana.
Não é que seu pensamento não tenha mudado, buscando integrar novos desafios, repensando questões antigas e reformulando a estratégia do combate: afinal, o que é o marxismo, senão um pensamento dialético/revolucionário em movimento constante? A mudança vai no sentido de uma radicalização crescente, que o leva do PCB ao PT e finalmente ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Victor Neves analisa cuidadosamente em seu livro alguns dos principais momentos deste processo intelectual e político.
Poder-se-ia resumir esta radicalização, que se dá sempre dentro de uma matriz gramsciana, em uma frase: no fim dos anos 70, CNC insistia que o socialismo não pode existir sem democracia. No fim dos anos 1990, ele acrescenta: 'não há socialismo sem democracia, assim como tampouco há democracia sem socialismo. Eu não hesitaria em dizer: o valor universal da democracia só se realizará plenamente no socialismo'.
O trabalho de Victor Neves é um precioso instrumento para melhor conhecer a obra deste grande pensador e lutador marxista que foi Carlos Nelson Coutinho.
MICHAEL LÖWY" - https://lutasanticapital.milharal.org/democracia-e-socialismo-carlos-nelson-coutinho-em-seu-tempo/
Comments of this book
There are no comments yet.